-
Início
-
Inovação e Sustentabilidade
- Iniciativas
Iniciativas
Sustentabilidade
Na ETAR de Parada, o biogás produzido é transformado em energia eléctrica e calorífica, ambas fundamentais para suprir as necessidades daquele equipamento.
O excedente produzido é entregue à EDP, constituindo uma mais-valia para os SMAS Maia.
As 20 toneladas de lamas resultantes do tratamento das águas residuais do Município são compostadas e, assim, dão origem a dois fertilizantes orgânicos naturais – AGRONAT e NATURANAT, com um contributo de exceção para a correção dos solos, sobretudo agrícolas e, mais ainda, evitando a deposição das lamas em campos de cultivo ou em aterros sanitários.
• Através dos mais modernos sistemas de Gestão Inteligente da Eficiência Hídrica da rede de distribuição de água e, ainda, do recurso a um excelente sistema de teleleitura/telemetria, que já abrange cerca de 50% dos contadores de água instalados no Município, as perdas de água estão a decrescer rapidamente.
• O processo de telegestão das redes de água e de saneamento, capaz de permitir um eficiente controlo dos “caminhos da água”, evita perdas e diminui o prejuízo dos utentes, em caso de avarias nas redes de distribuição.
• Devido a fadiga da tubagem e ao desgaste dos respetivos acessórios, já foram substituídas a maior parte das condutas adutoras e quase 200km das redes de distribuição inicialmente instaladas.
Inovação
Os SMAS Maia têm apostado em soluções tecnológicas que reduzam a necessidade de deslocações dos utentes aos serviços e, assim, tornam a resolução dos problemas mais simples, mais rápida e mais eficaz.
Balcão Digital: Um espaço online que permite verificar processos, acompanhar operações de vária ordem e responder às mais diversas questões dos utentes.
Roturas na Rede Pública de Distribuição: Uma linha telefónica permite aos cidadãos reportar roturas, com vista a podermos solucionar os problemas com a maior eficácia possível.
Comunicação Leituras: Para os utentes que não estão à vontade com as novas tecnologias, é disponibilizada uma linha telefónica gratuita (800 210 001), para comunicação da leitura do contador.
Livro de Reclamações Electrónico: Trata-se de uma ferramenta que permite ao utente explanar as dúvidas, reclamações ou sugestões, entre outros, sem necessidade de sair de casa.