- Início
- Rede e Infraestruturas
- Abastecimento de Água
Abastecimento de Água
Desde que há conhecimento da existência do Homem no planeta Terra, sempre a água, fonte da vida, constituiu a maior condicionante ao desenvolvimento das civilizações, sendo invariavelmente determinante na respetiva fixação, evolução ou extinção.
Até há relativamente poucos anos, a água era um bem da natureza, à livre disposição da humanidade, sendo considerada um recurso inesgotável.
Contudo, a revolução industrial e a contínua agressão a que o meio ambiente tem sido submetido nos últimos 50 anos, transformou a água para consumo humano, num produto industrial, feito pelo homem e para o homem, consequentemente, com custos elevados.
Tornou-se, pois, necessário proceder ao respetivo manuseamento com carinho e com racionalismo, uma vez que é vital à continuação da vida no planeta. Atento, também, a esta problemática, o Município da Maia cedo dedicou a sua atenção e o seu esforço à gestão da água que lhe era necessária, tendo começado por elaborar, em 1972 o "Plano Diretor de Abastecimento de Água ao Concelho da Maia", plano esse então idealizado pelo jovem presidente da autarquia, Ex.mo Senhor Doutor José Vieira de Carvalho.
E, executada com Fé a obra que havia sido pensada no tempo certo com lucidez, orgulhamo-nos de ter um Município onde a água chega a todos os seus pontos, servindo todos os seus habitantes, e onde uma série de modernos reservatórios asseguram a normalidade do abastecimento.
Na Maia a batalha da Água Foi Vencida.