-
Início
-
Rede e Infraestruturas
- Equipamentos
Equipamentos
Quer a rede de distribuição de água quer a rede de recolha, drenagem e tratamento de águas residuais, estão apoiadas em equipamentos que permitem cumprir os objetivos a que aquelas redes se destinam.
A rede de distribuição de água está apoiada em Reservatórios, construídos em betão armado e encimados por cúpulas também de betão armado, com o interior preparado para estar em contacto com a água.
Estes equipamentos são fundamentais para a estabilização de pressões e caudais, e, ainda, para garantir o abastecimento contínuo.
Também não faria sentido termos uma tão extensa rede de saneamento se existissem as necessárias Estações Depuradoras capazes de proceder ao tratamento das águas residuais produzidas. E, em boa verdade, as três estações de tratamento de águas residuais do Município – as necessárias e suficientes – são a garantia de que as águas residuais produzidas na Maia são rejeitadas no meio hídrico devidamente tratadas, não constituindo qualquer agressão para o ambiente.
Por outro lado, a questão do desembaraçamento das 20 toneladas de lamas retiradas das águas residuais, no âmbito do respetivo tratamento, constituiriam um problema ambiental e financeiro da maior gravidade, se fossem depositadas em campos de cultivo, sem mais, ou transportadas para aterro sanitário.
Porém e desde logo, o Município concebeu e construiu uma Estação de Compostagem que veio resolver os problemas aludidos e, ainda, permitir a produção de dois fertilizantes orgânicos limpos e inodoros, com excelentes características organoléticas, que constituem um elevado contributo para o enriquecimento dos solos agrícolas onde são aplicados.