- Início
- Inovação e Sustentabilidade
Inovação e Sustentabilidade
Em 1972, ano em que foi elaborado e superiormente aprovado o Plano Diretor Municipal de Abastecimento de Água e de Recolha, Drenagem e Tratamento de Águas Residuais, o Município da Maia era uma página branca na qual seria possível escrever uma bonita história.
Durante os 30 anos seguintes, o Município foi dotado das infraestruturas e dos equipamentos necessários e suficientes ao cumprimento da missão que havia sido equacionada desde início.
Desta forma, na viragem do século XX para o século XXI, quer as redes de água potável, quer as redes de saneamento, chegaram a todos os pontos do Concelho, apoiadas em equipamentos como reservatórios, estações elevatórias, estações depuradoras e uma Estação de Compostagem de Lamas, ainda única em Portugal.
A concretização destas obras exigiu extrema competência técnica e vontade política. Só assim foi possível preparar os projetos, lançar os procedimentos concursais e, fundamentalmente, aceder aos necessários fundos comunitários.
A eficiência e capacidade dos SMAS Maia tornaram-se, desde logo, um exemplo de destaque a nível nacional.
Hoje, uma das grandes missões dos SMAS Maia é garantir a sustentabilidade de todo o sistema, o que exige rigor, transparência e inovação constantes.